Metodologia Quadrilátero de Apoio

Aplicamos uma metodologia de monitoramento e avaliação própria, baseada na realidade do nosso território, com o cruzamento com os indicadores oficiais.

Baseada na metodologia Quadrilátero de Apoio, a qual busca melhorar as demandas sociais desses indivíduos, por meio de ações, atividades e atendimentos com foco em Educação, Proteção Social, Integração Social, Saúde Mental e Bem Estar. Nós avaliamos índices como cidadania, renda, empregabilidade, segurança alimentar, saúde mental e bem estar, cuidado e proteção, escolarização e aprendizagem e desenvolvimento infanto juvenil.

Educação

1. Educação das crianças: Acompanhamento com reforço escolar, psicopedagogia e acompanhamento administrativo das suas notas. Recolhemos, duas vezes no ano, os boletins para vermos as demandas dessas crianças e acompanhá-las durante o ano, inserindo nas atividades necessárias.

2. Educação das mães: Educação continuada, seja retornando aos estudos (através do EJA ou do Enceja), financiando uma faculdade até o seu término ou curso profissionalizante.

Proteção social

Atendimento individual trimestral, e oficina mensal com uma assistente social, para as mães conhecerem os direitos sociais que elas e as crianças têm e quais são os equipamentos públicos provedores desses direitos e dessas políticas.

Integração Social

1. Integração social das crianças: Atividades que de fato os integrem à sociedade. Não só a cultura da favela, mas também a cultura do asfalto, onde tudo se conversa. Oficinas de pintura em tela, violino, balé, piano – que também têm o quê da educação: da leitura, da didática, toda uma organização pedagógica.

2. Integração social das mães: Oficinas de empoderamento e desenvolvimento de carreiras para que elas se encontrem numa profissão e sejam elas em cursos profissionalizantes de acordo com a sua escolha.

3. Integração social da família: Visitas de campo, passeios para que as famílias se integrem, de fato, socialmente em outros espaços que não só a favela.

Saúde Mental e Bem Estar

Atendimentos particulares para as crianças e mães que demandarem; grupos de arteterapia para todos esses usuários; grupos, também, de terapia para os adolescentes. Trabalhamos dessa forma fazendo os atendimentos e acompanhamentos trimestrais com relatórios que nos permitem acompanhar as demandas desses indivíduos.

Entre em contato

Nos envie uma mensagem

    • (21)3496-5760

    • Av Eng. Richard, 25,
      Casa 201 - Grajaú
      Rio de Janeiro - RJ
      CEP: 20561-092