Informativo – Terceiro Trimestre de 2023
Passeio ao Show das Princesas
Uma das nossas estratégias de Integração Social é através das ferramentas de passeios, ocupação de espaços, para o fortalecimento de vínculos comunitários e para nutrir o pertencimento à cidade.
Periodicamente levamos nossas famílias para passeios culturais, lúdicos, turísticos, de ciência e tecnologia, etc.
Dessa vez, quem proporcionou essa noite incrível no Musical das princesas, foi a Aventura Teatros, parceiro antigo, que colocou as famílias em um lugar digno, de respeito, atenção e empatia.
A abordagem do espetáculo vai muito além do que um musical de princesas, traz temáticas como a desconstrução do patriarcado, de uma cidade hegemônica e branca. Mulheres fora dos padrões comerciais, gordas, negras, de trança nagô, de black, cantavam e protagonizavam músicas unicamentes femininas e brancas.
Casais de princesas e príncipes negros brilhavam!
Narrativas de uma princesa sereia, agora negra, emocionava a cantora preta, de Black, e que nunca se sentiu representada…
Junte a isso efeitos especiais dignos da Disney. Interação com o público, produção atenciosa e simpática.
Tudo simplesmente perfeito e mágico. Nossas famílias amaram!
Durante mais de 1 ano, testamos, retestamos, ouvimos, pesquisamos, entrevistamos, e acima de tudo, acreditamos!
Para nós era muito claro que algumas mulheres tinham um desenvolvimento mais focado no Empreendedorismo, com comprometimento, técnica e interesse. Outras focadas na empregabilidade, buscando a segurança de uma carteira assinada, mas com a mesma intenção de aproveitamento integral dos aprendizados.
Uma coisa em comum… beiravam a excelência!
A partir daí desenhamos uma Metodologia de desenvolvimento social, pessoal e profissional a fim de despertar e estimular habilidades e competências para o mercado de trabalho.
A partir do autoconhecimento, autoconfiança e cidadania, as técnicas aprendidas na sua área de atuação, ela se tornaria a profissional que teríamos em nosso banco de dados para indicação e contratação de serviços.
O Selo de Excelência Mãe Correria é uma certificação de qualidade, e as que consideramos prontas, ganham o Selo, em formato de troféu, e seus nomes compõem um banco de dados de profissionais excelentes para fornecer para o Café das Mães, e para serem indicadas a vagas de emprego, contratação de serviços e etc.
Em setembro aconteceu a primeira certificação, seleção e formatura.
Foi lindo acompanhar a evolução e conquista de cada mulher.
1 ano de Café das Mães
Foi um sonho sonhado por muitas mulheres! Muitos pedidos de uma Casa de Qualificação Profissional, a cada formatura das Turmas do Projeto Mãe e Muito +.
Na oportunidade de compra do imóvel, a primeira coisa que pensamos foi em oferecer os cursos de capacitação profissional para a geração de renda e emancipação das mães socialmente vulneráveis da Comunidade dos Macacos.
O Café das Mães foi pensado com tanto amor para que além da sustentabilidade dos cursos, para que também fosse vitrine e ferramenta de divulgação e experienciação de vendas para as mães empreendedoras.
Tudo construído e montado a partir de colaboração.
A Casa de Qualificação Profissional hoje é uma referência.
Aumentamos nossa capacidade de absorção, aumentamos o território de impacto, agora aderindo ao Complexo do Lins e Complexo do Andaraí, e quadruplicamos as formações mensais.
Nosso maior indicador de impacto, aumento na geração de renda das mulheres, que em 2022 não ultrapassava de 30%, hoje passa de 42%, através das lições aprendidas e remanejo na rota, estudando os obstáculos impedimentos sociais, emocionais e profissionais do acesso a inclusão produtiva e geração de renda.
Nada disso seria possível sem a equipe impecável de trabalho, comandada por Michele Reis, educadores de capacitação profissional, Robertha, Jack, equipe técnica, Rosemary, Thamara, Luciana e as meninas do Café sempre atentas e carinhosas, Danielle e Vanessa.
Nossa palavra pra tudo isso é gratidão!
1 ano de Café das Mães
Nosso maior orgulho é ver o Negócio de Impacto Social da Casa de Qualificação Profissional crescer e amadurecer.
Uma das atividades do Café das Mães são os buffet de Coffee break, brunch, almoço e lanche e etc.
Em agosto, tivemos uma maratona de 15 Coffees pela Cidade do Rio para contemplar as formandas do Programa Mulheres do Rio da Secretaria da Mulher.
Quase 1.000 mulheres foram servidas com os produtos fornecidos pelas nossas Mães Correria, formadas na cozinha técnica da Qualificação Profissional.
Não é só um coffee break. É o fortalecimento de toda uma cadeia produtiva, sem desperdícios, em economia circular, de puro impacto social.
Feira de Empreendedorismo Mãe Correria
No dia 24/07, aconteceu a Feira de Empreendedorismo Mãe Correria.
Nossas mães e alunas, que já passaram ou estão passando pela formação de excelência do Selo de Qualidade Mãe Correria, puderam expor, divulgar e vender seus trabalhos.
Dá muito orgulho ver essas mulheres colocarem em prática tudo que aprenderam nas aulas de empreendedorismo, preço de custo, preço de venda, marca pessoal, ferramentas digitais, marketing.
Feira de Empreendedorismo Mãe Correria – Edição Dia dos Pais
A Feira de Empreendedorismo Mãe Correria – Especial Dia dos Pais, pôde contar com mães e alunas, que já passaram ou estão passando pela formação de excelência do Selo de Qualidade Mãe Correria, que participaram visando o fortalecimento de sua marca e a utilização do espaço para estratégias de venda.
A Stelinha Moraes, nossa fundadora e gestora, foi convidada para representar a ONG em um evento internacional, em Portugal, o Humanity Summit, que aconteceu dos dias 19 a 22 de Setembro.
O evento contou com a presença de personalidades da Justiça Social de todo o mundo, nomes como Silvio Almeida (Ministro de Igualdade Racial), Nina Silva, filho do Mandela, e tantos outros, também estiveram palestrando.
Stellinha palestrou no Painel de Inovação Social com outras personalidades do social como Dulce Pereira do Ministério das Mulheres, Schuma Schumacher, Amália Fischer e etc.
Nos sentimos honrados de ter nossa ONG e a causa da Desigualdade de Gênero representados no exterior.
Queremos agradecer a todos que colaboraram na Vakinha e tornaram essa legitimidade e visibilidade, possíveis!
Advogar pela causa da desigualdade de gênero, inovação social e impacto social, também faz parte da nossa missão.
No dia 23 de agosto, no Espaço Casa, foi realizada, pelo Instituto Profarma, a formatura da 3ª Edição do Projeto ‘Seja a Protagonista de Sua História’.
A celebração teve a presença da Consultora Stella Moraes, da ONG Anjos da Tia Stellinha, bem como representantes do nosso time das marcas exclusivas Número 21.
O projeto, orientado pela metodologia do Programa ‘Mãe e Muito+’ criado por Stella Moraes, visa alcançar a emancipação financeira, social e emocional das mulheres, capacitando-as com conhecimento sobre seus direitos sociais.
Através da parceria com o Sebrae, capacitamos quase 40 mulheres através da Solução “Mulheres Inspiram Mulheres”, uma Oficina de 4 horas sobre empreendedorismo feminino e seus obstáculos e soluções. |
Nossa ONG foi convidada para compor uma das iniciativas de inovação social do movimento Catalyst 2030.
É uma honra para nós!
Ninguém faz nada sozinho!
Acreditamos que uma rede local fortalecida, com cada equipamento usando das suas forças e ferramentas, unidos, de forma multidisciplinar e integrada, possa desenvolver comunidades mais resilientes e sustentáveis.
Bianualmente realizamos um Diagnóstico Social na Comunidade dos Macacos, por meio de pesquisas com as mulheres atendidas, para compreender as principais demandas do território, a fim de escrever Projetos, para um Portfólio que esteja de fato conversando com o que a Comunidade precisa.
Na reunião de rede sócio assistencial do mês, recebemos equipamentos públicos de saúde, assistência e educação, além de Organizações da Sociedade Civil para apresentar não só o Diagnóstico Social, mas também quais foram as intervenções que criamos a partir dele.
A troca e o trabalho integrado é sempre de muita riqueza para o protagonista maior dos projetos e tecnologias sociais, o Usuário!
A convite da Secretaria da Mulher do Rio, levamos mais de 40 mulheres à Expo Favela RJ para se ambientarem a eventos de networking e Empreendedorismo de favela.
Elas ficaram maravilhadas com o local, a recepção, e como o Rio está se movimentando também em prol de negócios de favela.
Elas sentiram reconhecidas, pertencentes. Perceberam que é possível. E que através de ferramentas certas, como o desenvolvimento social, pessoal e profissional, são capazes de levar a lugares inimagináveis.
A Casa de Qualificação Profissional agrega diversas iniciativas de inovação socioambiental, que tem como objetivo a sustentabilidade das capacitações profissionais para as nossas mães em situação de vulnerabilidade social.
E o mercadinho social nasce nesse mesmo propósito!
Através de trocas sociais, as mulheres adquirem nossa moeda social, o “escambau”, que elas usam no mercadinho social para comprar itens da sua necessidade.
Itens alimentícios, que elas escolhem marca, tipo e quantidade. Itens de higiene e beleza, que o Instituto Profarma entra como patrocinador oficial com produtos de diversas marcas e linhas. E produtos diversos.
O mercado social traz dignidade porque dá o poder de escolha à mulher. Elas adquirem a moeda social através de entrega de roupas usadas, embalagens plásticas ou óleo usado, trazendo conscientização ambiental, e descarte correto de itens pensados em vida curta.
Economia circular, desenvolvimento sustentável, economia em toda cadeia produtiva, reuso e extensão de vida útil de produtos que agridem o meio ambiente… Tudo isso via capacitação profissional para mulheres socialmente vulneráveis!
Entramos no Ano III do Projeto Geração Piloto, o Projeto de desenvolvimento pessoal, social e profissional de adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e educação continuada.
Acreditamos que o adolescente possa ter o poder de escolha entre a inserção no mercado de trabalho, ou educação continuada via Universidade. Percebemos e criticamos a pressão da sociedade e das políticas para a inserção no mercado de trabalho de jovens e adolescentes de favela, mas vemos cursos de pré vestibular comunitário esvaziados e escamoteados, sem incentivo, recurso ou visibilidade. Pouco se fala sobre as cotas raciais e sociais, enquanto é uma política afirmativa de direito público, mas com pouco conhecimento.
O Projeto Geração piloto apresenta todas as formas de ferramentas para a emancipação desse jovem ou adolescente. Desenvolvemos e despertamos competências sócio emocionais, e formação tecnológica para se sentirem seguros para escolherem seu futuro de forma autônoma e consciente.
Nossa turma ultrapassou todas as nossas expectativas, com mais de 70 adolescentes, enquanto as do ano passado não passavam de 50. Tivemos que dividir em duas turmas. Até o fim do ano os adolescentes terão aulas e acompanhamentos no desenvolvimento de competências sócio emocionais, além de visitas de diversas profissões, técnicas de informática e direcionamento para vagas de jovem aprendiz, universidades ou carreira militar.
Cerca de 25% dos alunos dos outros anos estão trabalhando como jovem aprendiz, no quartel ou em Universidades via cotas, ou bolsas! Isso mostra a aderência da Comunidade ao Projeto, o aumento da demanda, e a eficiência da intervenção.
Entre em contato
Nos envie uma mensagem
-
(21)3496-5760
-
Av Eng. Richard, 25,
Casa 201 - Grajaú
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20561-092