Formatura do Projeto Mãe e Muito +, e abertura de apadrinhamento para o acompanhamento
Você sabia, que de acordo com o IBGE mais da metade da população brasileira não terminou o Ensino Médio, e essa característica está intimamente ligada ao desemprego e subemprego no país? Essa população com baixa escolaridade, são as que mais acessam benefícios de transferência de renda do Governo, e não por coincidência são os que mais têm seus direitos violados, e vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Além dessa questão social, é atribuído culturalmente o papel de cuidado, a mulher. Estima-se que a mulher perca 1/3 de sua vida cuidando, seja de filhos, de parentes idosos, ou doentes.
Uma matemática ingrata para mães em situação de pobreza. Pobreza + baixa escolaridade + desemprego + maternidade solo + cuidadora e pilar transgeracional + pressão para ser produtora econômica = explosão de baixa auto estima, perspectiva de futuro ruim, desemprego ou subempregos, desconhecimento de direitos, desconhecimento de fluxos do acesso aos direitos, e etc…
O Projeto Mãe e Muito + surgiu no momento de pandemia, onde todas essas expressões da questão social, não só se agravaram, mas ganharam holofotes. Porém, os Projetos apresentados eram de impacto a curto prazo, e assistencialistas. Ele atendia o ali, e o agora. Além disso, estávamos preocupados com o pós pandemia, pois sabíamos que essas mulheres não teriam resiliência econômica, social e emocional para recomeçar.
Escrevemos um Projeto que trabalha com a nossa metodologia própria, o Quadrilátero do apoio, onde trabalhamos os eixos da Terapia, Assistência social, Educação e Integração social, acreditando que para alcançarmos a emancipação do indivíduo, precisamos atendê-lo em sua integralidade. O Projeto conta com 32 horas de aulas explanativas e com os fluxos necessários para que elas acessassem seus direitos. Contamos com parceria com o poder público, sociedade civil, empresas e sociedade civil organizada. Contamos com o apoio a alimentação básica para as mulheres e seus filhos, em forma de cartão alimentação, e um canal de apoio com encaminhamentos para diversos atendimentos públicos.
As 400 mães foram atendidas e assistidas por 3 meses, onde acessaram o conteúdo e tiraram suas dúvidas. A Formatura aconteceu com todo carinho e merecimento, no dia 06 de Setembro, em uma casa de festas no Grajaú, e que contamos com o apoio e doação de diversas empresas.
Mas ainda assim, queremos mais, precisamos de mais! Percebemos o alto impacto do conteúdo que passamos, porém são mulheres que precisam de um apoio e acompanhamento para que esse conteúdo não caia no esquecimento e desuso. Desenhamos então, uma continuidade do Projeto, que agora terá a duração de 1 ano.
Nessa nova fase, as mulheres serão acompanhadas por 7 meses, por 2 assistentes sociais, 1 mentora de carreiras e 1 mentora de negócios. As mulheres serão divididas em 5 grupos focais: as que querem terminar o Ensino Médio, as que querem ingressar em uma Universidade, as que querem ingressar no mercado de trabalho formal, as que querem empreender e, as que já empreendem mas querem melhorar. Com os grupos focais, além de acompanharmos de forma mais eficiente, ajudaremos no fluxo para que consigam colocar em prática seus planos de ação.
O máximo né?! Vai dizer que conhece um Projeto igual a esse?!
Mas para isso, precisamos de uma pequena ajuda ( pequena mesmoooo!!!). Com o valor de 20,00 mensais você apadrinha 1 mãe assistida (na verdade 1 família, visto que o impacto alcança aos filhos também), para que ela possa ser acompanhada e mentorada.
Acreditamos que a desigualdade social se combata com oportunidades, e é isso que oferecemos com o Projeto Mãe e Muito +. Nós damos poder de escolha, de emancipação, crescimento e impacto social.
Você pode investir no futuro de uma família, e na transformação real da vida de uma mulher. Vamos com a gente?!
Entre em contato
Nos envie uma mensagem
-
(21)3496-5760
-
Av Eng. Richard, 25,
Casa 201 - Grajaú
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 20561-092